Neste artigo, vamos explorar como algumas iniciativas simples podem gerar segurança para seus veículos e economia para o seu bolso.

1. Tudo começa na análise criteriosa dos seus clientes: A tal “Capivara”.

Em locações para pessoas físicas – Carro por assinatura, Aluguel de balcão e Motoristas/Entregadores de Aplicativo – os principais riscos a serem evitados são estelionato e apropriação indébita, onde o prejuízo gerado é maior. 

Para isso, comece se certificando que os documentos apresentados pelo locatário são oficiais e condizem com os registros públicos. 

Em seguida, é importante realizar uma checagem do histórico criminal do locatário para garantir que ele não possui pendências com outras locadoras e está bem intencionado.

Já em locações para pessoas jurídicas – Terceirização de Frota -, o primeiro passo é atentar-se para a utilização dos veículos. 

Locações para os segmentos de manutenção de rede de telefonia, eletricidade, segurança, escolta, vigilância, polícia, bombeiros e ambulâncias exigem uma atenção especial, visto que costumam gerar mais danos ao veículo e, em alguns casos, mais dor de cabeça.

Além disso, para avaliar a capacidade de pagamento do cliente e evitar inadimplência, é fundamental rodar uma análise de crédito nos principais bureaus. Aqui vale um foco especial para o contraste entre estimativa de renda e registros de dívidas: 

Você sabia que historicamente clientes com melhor situação de crédito também se envolvem menos em acidentes?

2. Acompanhamento da utilização dos veículos: O que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

A instalação de equipamentos de rastreamento e telemetria é a base para ter visibilidade e controle de frotas mas, apesar disso, a grande maioria das locadoras não extrai todo o valor desses dispositivos porque não analisam os dados coletados em sua totalidade.

Entender o padrão de comportamento de cada perfil de locatário através de relatórios personalizados é um passo importante para direcionar a sua política de análise de clientes, inclusive as cláusulas de proteção e coparticipação do seu contrato de locação. 

Gerando os incentivos corretos, é possível reduzir substancialmente os sinistros da sua frota. Além disso, o monitoramento em tempo real dos riscos em potencial possibilitam uma tomada de decisão com velocidade. 

Em casos de roubo, furto ou apropriação, agir em até 4 horas tem como resultado uma probabilidade de 92% de recuperação. Por outro lado, após 48h a probabilidade cai para menos de 50%.

O grande diferencial para possuir uma locadora segura e lucrativa é ter o uso da tecnologia como parceira no dia a dia de maneira simples e acessível, fortalecendo a capacidade da sua locadora de proteger seus ativos.

3. O Seguro é um aliado

O seguro é uma importante ferramenta de previsibilidade de caixa. Os riscos e as incertezas fazem parte do dia a dia das locadoras e, se não forem devidamente gerenciados, podem colocar em risco a estabilidade financeira e até mesmo a continuidade de suas operações. 

Ainda vale um destaque especial para a cobertura de terceiros: pela Súmula 492 do STF, as locadoras são solidariamente culpadas pelos danos que seus locatários causarem a terceiros, o que pode causar indenizações altas frente a danos materiais e danos corporais.

Atualmente, o seguro para locadoras no Brasil é de difícil acesso. Seguradoras tradicionais tendem a evitar o risco dinâmico existente nas locadoras, oferecendo coberturas rígidas, caras e de difícil aceitação. 

Esse problema se agrava ainda mais pela falta de dados e conhecimento do dia a dia das locadoras e gera certa resistência à contratação do seguro pelas locadoras ao passo em que o processo é complexo e dificilmente atende às reais necessidades do nicho.

Entretanto, quanto mais bem gerenciada a locadora, menor o risco. Logo, melhores deveriam ser as condições do seguro, certo?

Economia e Previsibilidade Financeira com o Ecossistema de Segurança da Brick

A cada dia a Brick está se tornando a opção óbvia para as locadoras que buscam mais segurança e previsibilidade financeira. A união da Análise Cadastral ao Seguro Frota Conectada formam um ecossistema de segurança completo.

Se você é proprietário de uma locadora de veículos no Brasil, a Brick é a parceira que você precisa para proteger seu patrimônio.

Faça parte dessa revolução e leve sua locadora para um novo nível de estabilidade e prosperidade.

Não deixe para depois! Conheça a Brick hoje mesmo e transforme a segurança financeira da sua locadora de veículos.

Inicie agora mesmo a construção de um ecossistema de segurança na sua locadora

Nossos produtos são flexíveis e modulares, permitindo que você escolha quais, como e onde usar. Quanto maior a rede de locadoras parceiras da Brick, maior nosso potencial de segurança para todo o nicho.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como a Brick pode fazer a diferença na sua locadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *