Por isso, trouxemos alguns dos principais riscos atrelados à operação de uma locadora de veículos para te ajudar a se proteger e criar um ecossistema de segurança para sua locadora que mitigue os riscos e potencialize o crescimento da sua empresa.

1. Inadimplência

A falta de pagamentos é um dos problemas mais comuns enfrentados no Brasil hoje. Segundo o levantamento do Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, o país contava com 71,45 milhões de brasileiros nesta situação, cerca de 43,78% da população.

As locadoras de veículos dependem diretamente do pagamento dos clientes para manter suas finanças equilibradas e um bom fluxo de caixa. Se os clientes não pagam ou atrasam seus aluguéis, multas e coparticipações, a empresa pode enfrentar dificuldades sérias e, até mesmo, a falência. 

Para se prevenir e mitigar o risco com inadimplência, é importante avaliar cuidadosamente o perfil do locatário, conferir se o mesmo possui débitos anteriores e se é, historicamente, um bom pagador. Além disso, ter um sistema de cobrança eficaz e monitorar cuidadosamente as contas a receber pode ajudar a prevenir e conter a falta de pagamentos em dia dos seus clientes.

2. Roubo e furto

O Brasil tem, em média, mil casos de roubos e furtos de carro por dia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. A modalidade teve alta de 8% no ano passado e chegou a 373.225 mil ocorrências.

Nas locadoras de veículos não é diferente. O roubo e furto de veículos é um problema grave que gera diversos problemas para as locadoras, não só a nível financeiro, mas também a nível jurídico, visto o atrito gerado pela burocracia para comprovar o acontecido.

Para se proteger, o seguro de frota é um ótimo aliado. Ele não previne o roubo, mas traz mais tranquilidade na resolução do problema, além de gerar previsibilidade financeira, eliminando o risco de ter prejuízos altos  demais a ponto de não ter caixa para repor.

3. Apropriação indébita

A Apropriação Indébita, assim como o Roubo e Furto, gera prejuízos financeiros e muita dor de cabeça. Entretanto, o problema fica ainda maior: a apropriação indébita não se encaixa em roubo/furto porque a chave foi entregue ao locatário espontaneamente.

Seguros tradicionais não cobrem a apropriação indébita, por isso a melhor forma de diminuir a ocorrência é analisar muito bem os dados históricos do locatário. Desde históricos financeiros até processos judiciais, é importante locar os veículos apenas para locatários com bons perfis na avaliação.

Um dos sistemas mais completos para análises de locatários hoje é a Análise Cadastral Brick, a primeira análise desenvolvida para locadoras de veículos. Ela permite ter acesso a todas as informações relevantes do locatário num só lugar, em poucos segundos.

4. Danos aos veículos

Carros são ativos valiosos e nas locadoras estão ainda mais sujeitos à acidentes, roubos e vandalismo por passarem por diversos condutores. Se um veículo alugado sofre qualquer dano, é de responsabilidade da locadora cobrir os custos de reparo ou substituição. 

Por isso, é importante contar com parceiros que garantam qualidade e agilidade no conserto dos veículos. Um veículo parado na oficina por muito tempo gera prejuízo financeiro para a locadora, já que ela deixa de alugar o carro e perde receita. 

Dessa forma, certifique-se de ter processos internos e parceiros alinhados e prontos para resolver pequenos danos de forma ágil, garantindo que todos os seus veículos operem na sua capacidade máxima e trazendo faturamento contínuo para a locadora.

5. Problemas com Seguro

A locadora de veículos tem responsabilidade legal de garantir que seus carros sejam seguros e estejam em boas condições de uso. Se um veículo alugado causar um acidente, a locadora pode ser responsabilizada pelas consequências legais e financeiras.

Atualmente, no Brasil, locadoras de veículos enfrentam baixa aceitação e altos preços na hora de contratar um seguro. Isso porque, as seguradoras assumem o alto risco das frotas locadas e padronizam preços e aceitações, ignorando completamente a individualidade de cada locadora.

Isso faz com que o processo de lidar com sinistros seja complicado e demorado. As locadoras tem o desafio de procurar seguros que façam sentido para a operação.

Recentemente, a Brick lançou o primeiro seguro desenvolvido para locadoras do Brasil. Ele é flexível e foi baseado nas necessidades reais de pequenas, médias e grandes frotas. 

Através da coleta de dados em tempo real, é possível oferecer seguros mais baratos em comparação com o mercado tradicional baseado no risco da locadora, tudo isso com contrato mensal para que seja possível agilizar atualizações e alterações de cobertura conforme a necessidade.

Inicie agora mesmo a construção de um ecossistema de segurança na sua locadora

Nossos produtos são flexíveis e modulares, permitindo que você escolha quais, como e onde usar. Quanto maior a rede de locadoras parceiras da Brick, maior nosso potencial de segurança para todo o nicho.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como a Brick pode fazer a diferença na sua locadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *